terça-feira, março 1

ENTREVISTA | Sky Naza esteve à conversa com a banda "É Só Marchas"


As entrevistas prosseguem e desta vez fomos ao encontro do conjunto musical que irá animar as noites de Carnaval no Ponto Net. O Sky Naza esteve à conversa com Pedro Lucas, vocalista da banda "É Só Marchas", que, simpaticamente, nos cedeu parte do seu tempo para dar a conhecer a história deste seu projecto.

SN: Como surgiu a ideia de se criar uma banda para actuar no Carnaval?

É Só Marchas: Como sabem o Carnaval está-nos no sangue e, independentemente da profissão de cada um, há sempre tempo para a alegria do entrudo. Temos de nos divertir e passar a alegria aos outros. É isso que gostamos de fazer em palco. O brilho nos olhos das pessoas "a balhar" ao nosso ritmo é simplesmente inesquecível.

SN: Quem são os elementos que compõem o grupo?

É Só Marchas: Valter Leandro (bateria), Ricardo Leandro (Jôa) (viola baixo), Carlos Esgaio (Cató) (viola), Nelson Brilhante (teclas) e Pedro Lucas (voz).

SN: A banda conta já com algum historial no Carnaval nazareno. Falem-nos um pouco do vosso percurso.

É Só Marchas: Há 17 anos atrás formámos a banda para tocar em bares e discotecas. Salvo erro em 1994, lançaram-nos o desafio de tocar no Xê D'Areia! (o bar do Formiga). Aceitámos logo e ficou o desejo de continuar. Depois houve alguns anos de interregno... Mas voltámos há 7 anos atrás a fazer o Carnaval em bares e tem sido fantástico. É curioso ver que há já um certo número de pessoas que nos acompanham e não arredam pé. Os chamados fãs foliões! :-)

SN: Este ano, irão tocar precisamente no mesmo local do ano passado mas com o bar totalmente remodelado e com nova gerência. Quais as expectativas para as noites que se avizinham?

É Só Marchas: Acho que o Ponto Net dará sequência ao fantástico ambiente que se conseguiu nos últimos dois anos no Parlapiê. Uma palavra de agradecimento ao Quim por ter apostado em nós, assim como ao Rui (e família) por nos ter dado a possibilidade de continuar este ano. No fundo, sentimo-os em casa e isso só poderá resultar num Carnaval muito divertido para todos os que passarem pelo Ponto Net.

SN: No passado sábado, dia 26, estrearam a primeira sessão de Carnaval com banda ao vivo no Ponto Net. Como correu?

É Só Marchas: Foi o aquecimento! Estava casa cheia, muitos amigos, muitas caras conhecidas e, fundamentalmente, muita vontade de extravazar emoções. É altura disso, de esquecer todas as adversidades e dar alegria ao nosso "eu". Nós demos e daremos o nosso melhor para que isso seja uma realidade.

SN: Sentem que o público foi diferente daquele que frequentava o Parlápiê?

É Só Marchas: Não! E isto foi muito positivo. Vimos que as pessoas voltaram a bálhar no Ponto Net como nos últimos anos. Sabem que é a mesma banda, o mesmo ambiente acolhedor e uma nova gerência que tudo fará para que o Carnaval 2011 seja inesquecível, segundo após segundo.

SN: Para quem nunca vos viu actuar ao vivo, com o que podem contar os foliões nazarenos ao longo da noite no Ponto Net?

É Só Marchas: O nome da banda diz tudo: "É só Marchas"! Ou seja, só damos o que (pensamos que) as pessoas querem no Carnaval: marchas, marchas, marchas... Para os outros ritmos está lá, e muito bem, o DJ Tó-Jú! Em princípio, não temos cégadas nem ranchos - fica o convite e o desafio às respectivas organizações para o fazerem, afinal as cégadas começaram "historicamente" nas tabernas -, mas temos momentos hilariantes durante a noite. Relembro o ano passado em que levámos todas as pessoas que estavam no bar para o lado de lá da esplanada para bálhar à volta da palmeira! Nunca mais me esquecerei desse momento!

SN: Qual a situação mais engraçada que já vos aconteceu ao longo destes anos?

É Só Marchas: Talvez este...: Tinhamos feito um intervalo e, quando voltámos ao bar, estavam 5 foliões (amigos) a tentar tocar marchas! ;-) No passado sábado também tentei tocar uma espécie de samba e a malta que estava no bar parou de balhar! Gritavam "Isso não é marcha! E vocês disseram que só tocam marcha" Foi risada total! Obviamente, que tivemos de voltar às marchas!

SN: A marcha que apresentam este ano tem um ritmo bem ao estilo de uma banda que actua em bar. Qual tem sido o feedback por parte do público?

É Só Marchas: Só no passado sábado é que me apercebi do impacto da marcha nos foliões da nossa terra. Já todos sabem a letra e cantam-na como se não houvesse amanhã. Estão constantemente a pedir-nos para tocar a marcha do Ponto Net, e isso é muito gratificamente. Resultou! Agradecemos o empenho do Nuno Abelha! Fez mais uma bela marcha!

SN: No entanto já a tocaram ao vivo...

É Só Marchas: Ao vivo o ritmo da marcha é ainda mais forte. Ninguém consegue ficar parado, isso é cem por cento garantido! Lanço aqui um desafio às bandas das salas de baile para a tocarem para os seus foliões, tal como nós tocamos as suas marchas. Se queremos um Carnaval da Nazaré mais forte a todos os níveis temos de rumar para o mesmo sentido. Cada um com o seu público, cada um com a sua forma de actuar, mas, sobretudo, TODOS com muito fair play!

SN: A banda "É Só Marchas", tal como o próprio nome indica, é um grupo que surge apenas no Carnaval. Já pensaram em juntar-se para a realização de outros projectos?

É Só Marchas: A maior parte dos elementos tem outros projectos. Apresentam-nos durante o ano. Os "É Só Marchas" reunem-se só no Carnaval porque há algo muito forte entre todos: primeiro a amizade e depois a paixão pelo nosso entrudo!

SN: Para finalizar... Uma mensagem para os leitores Sky Naza.

É Só Marchas: Que sigam este projecto (muito interessante) durante todo o ano. Estão de parabéns porque são de enorme utilidade, sobretudo para quem viva fora da terra. Respectivamente ao Carnaval, já sabem, é um cliché: divirtam-se o mais que puderem e, claro, "kés é bálhar no Ponto Net"!

SN: Em nome da equipa Sky Naza, agradeço a vossa disponibilidade e desejo-vos um óptimo Carnaval!

Comentários
6 Comentários

6 comentários

Nuno Abelha disse...

Um dia e espero que seja em breve quero ver estes meus amigos a tocar numa sala de baile...Já merecem!!
Abraço a todos e um carnaval em grande, conheço a vossa folia e sei que não vão deixar ninguém com os pés no chão!! Abraço

Tony Formiga disse...

Quero desejar um bom carnaval em todos os sentidos para a banda, não me posso esquecer que fui eu que lhes meti o bichinho de carnaval quando há muitos anos eram eles ainda crianças e fui convida-los para fazer um carnaval no meu bar, foi um sucesso na altura os instrumentos eram maiores que eles mas portaram-se muito bem, lá estarei este ano no ponto net para vos ver e beber um copo, felecidades.

Cigarra às 00:30 disse...

Se bem me recordo o nome da banda em 1994 era "Noánome". Foi um prazer ter trabalhado com vocês. Bom Carnaval!

barraca37 às 10:39 disse...

É verdade Formiga!
E nós é que agradecemos... foi um Carnaval muito bom!
Sim, não nos víamos atrás dos instrumentos... ahahahaha...

Abraços

zumuha às 10:53 disse...

Já são memórias muito distantes... lembro-me que foi um grande carnaval... muita gente, muita diversão...

Por acaso não conseguimos recuperar fotografias desse carnaval?
Seria muito interessante...

Abraço Tony!

Anónimo disse...

@Cigarra - na altura éramos os Naufrágio. Os nohanome eram ainda mais pequenos que nós :)

Enviar um comentário

 

Sky Naza | Para os amantes da Nazaré.